quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DILMA ESTUDA MELHORA NO REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2011

A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse em coletiva nesta quarta-feira, 3, que está avaliando a possibilidade de mexer na metodologia de reajuste do salário mínimo para melhorar o aumento de 2011.

Em seu primeiro pronunciamento depois da eleição, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma avaliou como positivo o critério até então adotado pelo governo de reajustar o salário mínimo com base na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.

O problema para 2011 é que o PIB de 2009 teve queda de 0,2%, por conta dos efeitos da crise global no país. Neste ano, a expectativa é de que o PIB cresça em torno de 7,5%. "Nós estamos avaliando se é possível fazer essa compensação", disse Dilma.

Caso o cenário de PIB crescente se mantenha, a previsão, segundo Dilma, é que o salário mínimo ultrapasse os R$ 600 em 2011 e os R$ 700 em 2012. "Em um cenário de PIB crescendo às taxas que nós esperamos, teremos salário mínimo no horizonte de 2014 bem acima de 700 e poucos reais."

Sobre o Bolsa Família, Dilma reiterou que pretende alcançar 100% de cobertura, mas admitiu dificuldades no cadastro das famílias pelas prefeituras.

A presidente eleita disse ainda que irá conversar e negociar com os governadores sobre como obter novos recursos para a saúde, mas ressaltou que não pretende enviar ao Congresso um projeto para reimplantar a antiga CPMF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário