quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CATEQUESE: Papa recorda viagem ao Benin e destaca fé dos africanos


Na Catequese desta quarta-feira, 23, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Bento XVI recordou sua recente viagem ao Benin, na África, realizada no último final de semana.

Entre os motivos que o levaram pela segunda vez ao continente africano, o Santo Padre citou os 150 anos de evangelização do Benin, a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal "Africae Munus" e a homenagem junto ao túmulo do Cardeal Bernardin Gantin, homem da Igreja e considerado "Pai da pátria".

O Papa recordou, em especial, a Missa celebrada no Estádio da Amizade, com a participação dos fiéis de Benin e de outros países africanos.

"Foi maravilhoso o testemunho de como a fé pode unir as gerações e se pode responder, assim, ao desafio de cada uma das etapas da vida. Também tive a ocasião de exortar todos os semeadores de esperança em cada realidade e em cada ambiente, a serem construtores incansáveis de comunhão, paz e solidariedade, para cooperar assim no plano de salvação de Deus para a humanidade", disse Bento XVI.

Sobre a Exortação Apostólica, o Santo Padre destacou que se trata de "um grande apelo a todos os fiéis cristãos para um redobrado esforço na comunicação do Evangelho a quantos ainda não o conhecem e que anseiam pela reconciliação, justiça e paz".

Por fim, o Papa afirmou ter encontrado sinais de esperança para o continente africano. "Os africanos responderam, com o seu entusiasmo inconfundível, a este apelo; e, nos seus rostos, na sua fé ardente, na sua adesão convicta ao Evangelho da vida, pude uma vez mais vislumbrar sinais consoladores de esperança para o continente africano e para o mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário