terça-feira, 22 de novembro de 2011

TEMA DA QUINTA NOVENA: Perda e encontro


Tomemos o episódio do Menino Jesus que ficou algum tempo desaparecido (Lc 2, 41-52). Aos doze anos Ele foi com os pais a Jerusalém, e no caminho de volta desapareceu. Os pais o buscaram aflitos durante três dias, e afinal o encontraram no Templo. Nossa Senhora perguntou: Meu filho, por que fizeste isto? Teu pai e eu, angustiados, te buscávamos. Estas palavras nos provam que a Santíssima Virgem não entendia o motivo de tal comportamento. Mais ainda, o próprio Evangelho o diz claramente. Jesus respondeu: Por que me buscáveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? E o evangelista acrescenta que eles não entenderam suas palavras.

Realmente, dava para não entender! Se Jesus tivesse dito a eles: Vou a Jerusalém, ocupar-me das coisas de meu Pai, eles teriam consentido sem relutar. Mais ainda, sabendo que Ele é Deus, bastava que lhes tivesse simplesmente dito vou partir ou vou voltar, que eles teriam entendido. Por que partir dessa forma, sem avisar, deixando-os perplexos e podendo suspeitar que Deus estava irritado com eles? Por que forçá-los a procurá-Lo por três dias? Deus tinha motivos altíssimos para isso. Queria dar um exemplo para toda a História, e é a partir desse episódio que São Tomás de Aquino mostra como devemos abandonar tudo, até os pais mais santos, para seguir a Deus. Mas como podiam São José e a Virgem saber disso naquele momento?

Nossa Senhora certamente não entendeu o motivo, pois o Evangelho é muito claro nesse ponto. Mas isso não significa que permaneceu sempre sem entender, porque a continuação do Evangelho relata que Sua Mãe meditava todas essas coisas no seu coração. O amor de Deus levou Nossa Senhora pelo caminho correto. Nada de revolta, nada de queixas, nada de repreensões ou mau humor. Pelo contrário, dedicou-se à meditação para buscar entender o motivo que leva um Deus perfeito a praticar um ato como esse. Pela meditação, pela submissão, pela humildade, Ela encontrou a verdade.

Este é um exemplo luminoso para nós. Pois muitas e muitas vezes Deus nos envia provações que não entendemos, seja uma doença, seja a separação duma pessoa querida, seja uma perda econômica, etc. Se realmente desejamos cumprir o primeiro mandamento nesse momento de provação, tomemos Nossa Senhora como modelo. Sem nos revoltarmos, meditemos seriamente os motivos que levam um Deus perfeito a permitir tal coisa. Assim, teremos aproveitado a lição que a Santa Virgem nos ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário