sábado, 19 de novembro de 2011

TEMA DA SEGUNDA NOVENA: A dúvida de São José


O Evangelho nos conta que José teve um sonho. E em seu sonho um anjo lhe falava do futuro e de um Menino, e de Maria, sua noiva, e de como sua vida se modificaria por causa desse Menino e de Maria.

Acordado, Jose sonhava com coisas simples: ser um bom carpinteiro, casar–se e encher a casa de crianças barulhentas, passeios pelos campos na época da colheita do trigo dourado ou na florada dos lírios, estar sempre na presença do Senhor e ensinar a sua descendência que só havia em um Deus…

Mas José era tanto desse Deus, que até sonhava com Ele e, no íntimo da intimidade de seu sono, quando os rumores do dia se calavam um a um, o senhor lhe sussurrava segredos importantes, decisivos e, no grande silêncio da noite, só se ouvia o suave sopro do Espírito.

Acordado, José fazia como o Anjo do Senhor lhe dissera no sonho.

O Evangelho nos conta que José teve outros sonhos. E em seus sonhos um anjo lhe indicava caminhos, apontava os perigos, mostrava o que fazer para proteger o Menino e sua Maria.

Acordado, José via que seus sonhos todos se faziam reais e lhe enchiam a vida de felicidade, e tornavam seus passeios mais intensos e os campos ainda mais belos, cheio de espigas de ouro e de lírios tão puros. Um Menino olhava firme e fixo em seus olhos e sorria confiante e confidente: ambos viam claramente o Senhor. Maria estava a seu lado e sua presença lhe alegrava os dias que eram como um salmodiar contínuo e fiel. E a castidade de ambos era tão natural e luminosa como os rubores da aurora, como num jardim silencioso e cheio de vida.

José sonhava também com o futuro, com famílias tão felizes e unidas como a sua, com filhos tão especiais quanto o seu, com esposas tão maravilhosas quanto a sua.Seu sonho era tão bom, seu desejo era tão forte, que o povo o aclamou como protetor.

Que para nossos dias descuidados da fidelidade, São José seja um modelo de pessoa que sonha, que não se afasta de Jesus e de Maria, que ouve o Senhor e o serve fielmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário